Macroalga: Que cor tens?

A coloração de uma alga não é mais do que a expressão visível da combinação dos diferentes pigmentos fotossintéticos presentes nas células. As macroalgas apresentam colorações extremamente variadas: vermelhas, verdes e castanhas, mas todas têm, no entanto, clorofila. Este pigmento está no interior de pequenos organitos, os cloroplastos, responsáveis pela coloração verde da grande maioria das plantas.


As macroalgas são então organismos fotossintéticos aquáticos (marinhos ou de água doce, ou dulçaquícolas) pertencentes ao Domínio Eukarya e aos Reinos Plantae (algas verdes e vermelhas) e Chromista (algas castanhas), respetivamente. É, geralmente consensual, considerar que:

  1. As macroalgas vermelhas pertencem ao Filo Rhodophyta; possuem como pigmentos fotossintéticos clorofila a, ficobilinas e alguns carotenoides;
  2. As macroalgas verdes estão incluídas no filo Chlorophyta e a sua pigmentação é idêntica à das plantas vasculares (clorofilas a, b e carotenoides);
  3. As macroalgas castanhas pertencem ao Filo Heterokontophyta (ou Ochrophyta) e todas elas estão agrupadas na Classe Phaeophyceae; os seus pigmentos são somente as clorofilas a, c e os carotenoides (onde predomina a fucoxantina, responsável pela sua coloração acastanhada).

 

Texto e imagem adaptados de Leonel Pereira & Fernando Correia (2015). MACROALGAS MARINHAS DA COSTA PORTUGUESA biodiversidade, ecologia e utilizações. Nota de Rodapé Edições. pp 23 e pp 126. ISBN 978-989-20-5754-5.

Contactos

A  R. Acácias lote 40A, 3090-380 
Figueira da Foz  

M +351 968 768 949

E  info@algadepur.com

Quem somos?

ALGADEPUR – Visa implementar um sistema IMTA à escala-piloto numa aquacultura semi-intensiva, instalada no estuário do Rio Mondego que seja prático, acessível e eficiente.
2021 © ALGADEPUR. All Rights Reserved.  Made by SUMA design